21 de julho de 2018 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Acomodações
 
 
Postado em 25/11/2006

Homestay: acomodação em casa de família local

A acomodação mais popular e a de menor custo oferecida pelas escolas no exterior é o homestay, casa de família local. As famílias são cadastradas junto às escolas e as mesmas recebem remuneração pelo tempo em que hospedarem os estudantes. Normalmente o custo da acomodação inclui meia pensão, café da manhã e jantar. Uma mesma residência poderá hospedar mais do que um estudante, mas os quartos são individuais. Esta é uma excelente oportunidade para o estudante praticar inglês fora da sala de aula, conhecer a cultura local e hábitos diferentes. Não espere que esta acomodação seja luxuosa, ao contrário, são residências simples e muito agradáveis, como se você estivesse em uma pensão familiar.

Flexibilidade é sempre importante, viver com pessoas de costumes diferentes causa muitas vezes saudades de casa e solidão. O melhor a fazer é se expor, se envolver nas atividades da família, participar da conversa durante o jantar, falar sobre sua família, sua cidade e seus amigos. Seja sempre um embaixador de seu país, saiba falar sobre sua cultura, pois as famílias têm sempre muito interesse em aprender. Leve fotos, cartões postais de sua cidade, esteja sempre preparado para conversar muito. Encare esta experiência como uma chance única de praticar inglês, com assuntos diferentes a cada dia.

Você recebe a informação da família que vai lhe hospedar quase na semana de seu embarque, mas ainda há tempo de tentar uma comunicação pelo telefone ou pela Internet. Pergunte sobre o clima na cidade, a distância da casa até a escola e que tipo de transporte você poderá utilizar, informe a eles o horário de sua chegada, não é obrigação deles esperarem você no aeroporto, mas precisam estar em casa para lhe dar as boas vindas. Estas residências de famílias localizam-se mais afastadas do centro, em bairros residenciais envolvendo quase sempre algum tipo de transporte. Na maioria das vezes a acomodação está disponível para o estudante no domingo anterior ao início do curso até o sábado após o término do mesmo. Em caso de noites extras, será cobrada taxa adicional por noite e a escola deverá ser informada na contratação do curso.

Lembre-se de levar um pequeno presente para família, algo tipicamente brasileiro agrada bastante, como artesanato em pedras brasileiras, camiseta da seleção brasileira de futebol, uma caixa de chocolates brasileiros, etc.

Prós

  • O estudante não se sente muito só, tem sempre companhia no jantar, finais de semana e pode ter a sorte de ser hospedado por uma família que gosta de passear e poderá levá-lo pra conhecer vários pontos turísticos.
  • Muito recomendada para estudantes adultos e executivos. Existem famílias que só hospedam adultos e são muito hospitaleiras. Muitas vezes o estudante adulto não gosta de ficar só em quartos de hotéis e tampouco se relaciona bem com estudantes mais jovens a ponto de dividir o mesmo quarto.
  • O custo pago pela acomodação é mais barato e inclui refeições.
  • Oportunidade de praticar o idioma nos assuntos sociais e culturais muitas vezes diferente do que se aprende no curso.
  • Caso o estudante não goste da acomodação, poderá solicitar a troca, seja qual for o motivo, porém poderá envolver alguma multa.

Contras

  • A localização da residência é muito distante da escola, envolvendo mais de um tipo de transporte e muito tempo para chegar na hora das aulas.
  • A família não é muito agradável e não tem muito interesse em se relacionar com os estudantes.
  • A família pode hospedar vários estudantes ao mesmo tempo, porém a casa pode estar sempre muito bagunçada.
  • Caso o estudante queira trocar de família, por qualquer que seja o motivo, poderá ter que arcar com uma multa pela troca.

Artigos relacionados

Vistos de entrada: países que exigem visto para brasileiros, estudante ou turista
Acomodação em bed and breakfast - Diárias mais baratas
Acomodação em hotéis
Acomodações em albergues da juventude
Campus Universitário: alojamento dentro das universidades
Residência estudantil: acomodação em alojamento de estudantes

 


Especiais GEx

Especiais GEx

 
   
 
© 2018 Global Exchange. Todos os direitos reservados.