15 de outubro de 2019 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Coluna do Raimundo
 
 
Postado em 26/4/2002

Cinema ainda é. a minha melhor diversão

Por Raimundo Penaforte
raimundo@globalexchange.com.br

Gosto

Uma das coisas que gosto de fazer é ir ao cinema. O mundo cinematográfico, mesmo — na maioria das vezes — um tanto pasteurizado, ainda assim me fascina.

Um filme tem que ser muito ruim para que eu saia do cinema antes do final. Do contrário, fico até a última legenda (da ficha técnica) aparecer na tela e as luzes acenderem novamente, no recinto.

Fuga

Para mim, a maneira mais fácil de fugir da realidade — essa realidade ilusória da vida cotidiana — é indo ao cinema. Os filmes mostram a ilusão realista da ficção cinematográfica. Em cinema, tudo é possível. Na vida, não. Por isso, às vezes me pego vivendo (em forma de sonho) a cinematográfica ilusão de um telão de cinema.

Quando assisto um filme, na maioria das vezes, não me interessa quem está no papel principal. O que me interessa é estar dentro de uma sala de cinema. A pipoca cavalar e a coca-cola família não me chamam a atenção.

Duas horas de projeção... e estou pronto para a irrealidade da vida cotidiana.

Isso não significa que eu não tenha critérios para julgar um filme. Tenho. Mas não me interessa julgá-lo. Não sou crítico, tampouco ator.

Quando um filme não é bom, me comporto como um analfabeto folheando um jornal; olho só as figurinhas (ou então durmo — chegando a sonhar —, mas sem roncar).

Marte

Apesar do meu fascínio pelas telas de cinema, uma coisa que nunca consigo lembrar são os nomes dos atores e atrizes (a não ser um De Niro ou então aquele outro...) dos filmes que vejo.

A cada estréia de um novo filme, tenho a impressão que, salvos dois ou três atores, o restante do elenco provavelmente veio de Marte, pois não lembro jamais tê-los visto em nenhum outro filme. Ever.

Nomes de filmes então, é um outro forró. Nunca lembro deles; nem em inglês nem em português. Em geral, nomes de diretores e atores desaparecem da minha memória — assim que saio do cinema — como bolhas de sabão, no ar.

Oscar

Ano passado, assisti cerca de noventa por cento dos filmes que concorreram ao Oscar, esse ano, em Hollywood (incluindo aquele...).

Na hora da entrega dos Oscars, vibrei com os ganhadores como se tivera participado da produção de cada filme concorrente. Só não me perguntem nomes. De ninguém.

Às vezes, essa minha falta de curiosidade, ou melhor, essa minha impossibilidade de decorar nomes... de lista de produção cinematográfica, termina em catástrofe. Principalmente se converso com algum connoseur profundo de cinema. Quando isso acontece, mudo logo de assunto. Começo a falar sobre aquele ator...

Sidney

A minha falta de atenção — em se tratando de atualidades no mundo do cinema — surpreende a mim mesmo. Por exemplo, fiquei perplexo quando — durante a cerimônia de entrega do Oscar —, a academia fez uma homenagem ao ator, Sidney Poitier. Por alguma obscura razão, eu achava que ele já havia morrido… há dias.

Quando o chamaram ao palco, esperei que alguém o trouxesse dentro de um jarro. Quando ele entrou (andando), olhei para meu relógio e o calendário na parede, para ter certeza que eu não estava sonhando (a cinematográfica ilusão de um telão de cinema).

Passado o mal-entendido... voltei aos resultados, aos ganhadores... os quais, a única coisa que sabia ao certo, era que estavam… vivos(?).


Raimundo Penaforte
raimundo@globalexchange.com.br

Raimundo é compositor e correspondente do Global Exchange em Nova York.

 

Sobre o autor...

Raimundo Penaforte

Músico, compositor e arranjador é um dos mais prolíferos músicos brasileiros de sua geração. Suas músicas têm sido apresentadas na Europa, Canadá, Japão e no Brasil. Nos Estados Unidos, a música de Raimundo tem sido tocada nos mais importantes locais do país como a Casa Branca, Kennedy Center, Kravis Center e Lincoln Center for the Performing Arts.

Saiba mais - Apresentação

Raimundo Penaforte
raimundo@globalexchange.com.br


Últimos artigos de Raimundo Penaforte

Compositor é residente da Unicamp
Olha esse céu de Londres
Dicas de viagem
Tocando ou Compondo
Jingle Bell, Mr. Noel!
Hino Nacional
Music at the Deli
Atenção, camera! Ação!!
Um Músico com muitas habilidades
Lançamento do Livro: Em sintonia com a música

Veja todos os artigos publicados por Raimundo Penaforte clicando aqui.


Especiais GEx

Especiais GEx

 
   
 
© 2019 Global Exchange. Todos os direitos reservados.