19 de setembro de 2020 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Coluna do Raimundo
 
 
Postado em 26/9/2001

Carta a um primo

Por Raimundo Penaforte
raimundo@globalexchange.com.br

Olá primo,

O clima aqui em Nova York é de tristeza, sim. O americano é um povo que lida muito bem com isso. Eles não são tão emotivos quanto nós brasileiros. Por outro lado, a porrada foi tão grande que até locutores jornalistas, vez por outra, chegam a chorar enquanto anunciam as notícias.

Eu estou relativamente bem. Como falei para uma colega, é como se estivesse em uma fileira de dominó. O último da fila também será eventualmente afetado. Estou tentando voltar à compor, escrever, pensar...mas as forças de fora também são forças também são fortes. Sou Penaforte no nome mas Raimundo na sorte.

Graças a Deus, eu não conhecia ninguém das 6.000 pessoas que estão desaparecidas. E aí me pergunto, graças a Deus?

A minha vizinha, que sempre cuida dos meus gatos quando viajo, trabalhava no octagésimo andar. Ela trabalhou lá até o dia 25 de agosto. Ontem conversei com sua mãe, que me contava isso com os braços arrepiados. Um outro amigo, um celista, passou pelo local às 8:30 da manhã daquele dia e resolveu sair para tomar um café em um outro local...quando chegou no outro local, assistiu o desabamento pela televisão e, à princípio, achou que era filme. Outra vizinha, aqui no prédio, trabalhava em um banco dentro do World Trade Center. Ela estava lá quando tudo começou e como todos ao se redor, desceu as escadas correndo, gritando, chorando, clamando..., se salvou. Outros que chegaram atrasados, se salvaram, ou quem estava doente e não pôde ir trabalhar, também. "Em tudo dai graças"...e eu me pergunto, em tudo?

A ironia dessa tragédia é o fato dela nos fazer pensar em usufruir, ao máximo, cada momento das nossa vidas, mesmo que cada momento não seja o momento mais feliz da nossa vida. Ou seja, devemos então tentar tornar todos os momentos felizes, pelo fato de ser um momento único na nossa existência?

Ontem eu perdi um vôo. Fiquei revoltado. Resmunguei de coração...mas me sentei e pensei naqueles que perderam o vôo nos aviões que explodiram as torres. Refletí. Refletí... e acalmei. Chutei uma lata e mandei o resto para a puta que pariu. "A vida é bonita, é bonita e é bonita", disse o Gonzaguinha batendo com o pé no chão.

Mas meu pensamento não para por aí. Ele pergunta mais. E a última pergunta que me faz é baseada nessa tentativa de fazer feliz cada momento "único" dessa nossa vida. Será então que eu (nós) deveríamos tentar achar alguma "fagulha" de "satisfação" no fato que, TALVEZ, a morte dessas 6.000 pessoas (pais, mães, filhos, filhas, noivas, noivos, maridos, esposas, bombeiros, policias...) não tenha servido para evitar uma possível morte de 6.000.000.000...de pessoas, pelo fato de, agora, os EUA (e o resto do mundo) estarem levando o "terrorismo" mais a sério?

Não tenho resposta.

"Amanhã vai ser outro dia", porém eu serei o mesmo. Olá Hiram, o clima aqui é de tristeza, sim..."mais eu vou indo, e você, tudo bem?" Um cheiro, sim.

O primo, Raimundo


Raimundo Penaforte
raimundo@globalexchange.com.br

Raimundo é compositor e correspondente do Global Exchange em Nova York.

 

Sobre o autor...

Raimundo Penaforte

Músico, compositor e arranjador é um dos mais prolíferos músicos brasileiros de sua geração. Suas músicas têm sido apresentadas na Europa, Canadá, Japão e no Brasil. Nos Estados Unidos, a música de Raimundo tem sido tocada nos mais importantes locais do país como a Casa Branca, Kennedy Center, Kravis Center e Lincoln Center for the Performing Arts.

Saiba mais - Apresentação

Raimundo Penaforte
raimundo@globalexchange.com.br


Últimos artigos de Raimundo Penaforte

Compositor é residente da Unicamp
Olha esse céu de Londres
Dicas de viagem
Tocando ou Compondo
Jingle Bell, Mr. Noel!
Hino Nacional
Music at the Deli
Atenção, camera! Ação!!
Um Músico com muitas habilidades
Lançamento do Livro: Em sintonia com a música

Veja todos os artigos publicados por Raimundo Penaforte clicando aqui.


Especiais GEx
Carreira e Sucesso

Carreira e Sucesso
Empreendedoras em atendimento

Especiais GEx

 
   
 
© 2020 Global Exchange. Todos os direitos reservados.