30 de agosto de 2014 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Curiosidades
 
 
Postado em 10/2/2009

Feriados nos EUA: feriados oficiais e eventos nacionais

As comemorações dos feriados nacionais americanos fazem parte do "American way of life", o famoso jeito americano de viver. Alguns são celebrados em casa, nas ruas e praças ou locais específicos. E o mais interessante é que após alguns desses feriados acontece um dia especial de grandes liquidações no comércio, deixando a população enlouquecida em filas nas portas de grandes lojas, e desesperada por uma vaga nos estacionamentos. Citamos a day after Thanksgiving, e o dia 26 de Dezembro.

Os trabalhadores americanos têm em média, apenas duas ou três semanas de férias por ano, talvez seja este o motivo de gostarem tanto de comemorar seus feriados públicos. Estas comemorações quebram a rotina diária ajudando a reunir  famílias e amigos e adicionar muita cor e senso de ocasião às comunidades locais.

FERIADOS PÚBLICOS NOS EUA

1º de janeiro: New Year's Day - Ano Novo
3ª segunda-feira de janeiro: Martin Luther King's birthday
3ª segunda-feira de fevereiro: President's Day
26 de março: Kuhao Day in Hawaii
Última segunda-feira de maio: Memorial Day
4 de julho: Independence Day
1ª segunda-feira de setembro: Labor Day
2ª segunda-feira de outubro: Columbus Day
11 de novembro: Veteran's Day
4ª quinta-feira de novembro: Thanksgiving Day  (Dia de Ação de Graça)
25 de dezembro: Christmas Day

Outras comemorações como, Valentine's Day (dia dos namorados) no dia 14 de Fevereiro, Mother's Day (Dia das Mães), Father's Day (Dia dos Pais) e Halloween (Dia das Bruxas) no dia 31 de Outubro, April Fool's Day (Dia da mentira)  no dia 1º de Abril, não são consideradas feriados oficiais, mas comemorados intensamente e internacionalmente famosos. Além dos feriados religiosos, como Easter (Páscoa) que são comemorados com missa no Domingo de Páscoa pela manhã.

Celebrando Feriados Nacionais:

MEMORIAL DAY E LABOR DAY
São dois feriados nacionais que marcam o início e o fim do verão americano. Além de assistirem as grandes paradas nas ruas, a maioria dos americanos aproveita para sair da cidade neste feriado prolongado para picnics e churrascos na praia ou nas montanhas. Nos churrascos as pessoas comem diferentes tipos de carne, sempre com muitos molhos, batata frita, saladas e frutas.

FOURTH OF JULY - INDEPENDENCE DAY
Americanos celebram esta data desde 1776 quando seus antepassados assinaram a Declaração de Independência e começaram a lutar contra o governo britânico. As pessoas nas ruas se vestem com detalhes da bandeira americana, acenam com bandeirinhas durante a parada oficial, jogam softball e volleyball nos parques, comem hot dogs e hambúrgeres e fazem a maior chuva de fogos à noite.

Celebrando em casa:

THANKSGIVING
Os Pelegrinos chegaram à America em 1620 e apenas um ano depois tiveram sua primeira grande colheita. Para agradecer a Deus e celebrar fizeram um grande festa, convidaram os índios, que tanto lhe ensinaram e ajudaram no plantio, para dividirem a mesa servida de peru e abóbora. Hoje o feriado de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) é um dia muito especial quando as famílias se reúnem para o jantar com peru assado, batata doce, milho e torta de abóbora. Pessoas que estão muito longe de suas casas são sempre convidadas a jantar com amigos e vizinhos. Todos rezam à mesa em agradecimento àquela refeição.

CHRISTMAS
Qualquer que seja a religião, o Natal é comemorado por quase todos os americanos. É tempo de enviar cartões de Natal, presentes para amigos, montar árvores de Natal e decorar a casa com luzes e muitos enfeites. Na noite do dia 24 de dezembro, as crianças penduram suas meias na lareira com seus pedidos de presentes e deixam leite e biscoitos para o Santa Claus (Papai Noel). No dia 25 pela manhã as famílias, ainda em seus pijamas, se reúnem na sala ao lado da árvore de Natal para abrirem seus presentes. Logo após todos se dirigem à igreja para a missa de Natal e no jantar a família se reúne à mesa novamente.

Celebrando nas ruas, bares e restaurantes:

MARDI GRAS
De origem francesa, "3ª feira gorda" é o último dia de Carnaval em New Orleans. Neste dia o povo sai às ruas vestidos com fantasias, máscaras ou rostos pintados. A parada de Mardi Gras atrai americanos de todas as regiões do país.

SAINT PATRICK'S DAY - March 17th

Dia 17 de Março - Saint Patrick's Day - um feriado irlandês que homenageia o missionário que converteu os irlandeses ao Cristianismo por volta de 430 anos d.C. Ninguém sabe realmente seu local de nascimento, mas acredita-se que tenha sido na Escócia (por volta de 373 d.C.).

Aos 16 anos, foi seqüestrado por piratas e vendido como escravo na Irlanda. Permaneceu em cativeiro durante 6 anos, trabalhou como pastor de ovelhas e começou a ter visões religiosas que lhe permitiram encontrar uma maneira de fugir num navio com destino à França, país onde se tornou padre e mais tarde bispo.

Aos 60 anos de idade, São Patrício voltou à Irlanda decidido a pregar o Cristianismo e a acabar com o paganismo. Como os irlandeses não conseguiam entender o significado da Santíssima Trindade, Patrick usava um trevo de três folhas - Shamrock - como metáfora para explicar o conceito de Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Saint Patrick é considerado o santo padroeiro da Irlanda, mas esta data não é considerada um feriado oficial na Irlanda.

A primeira celebração de São Patrício na América feita pelos imigrantes irlandeses em Boston, Massachusetts, em 1737. Além do significado religioso, atualmente Saint Patrick's Day é uma data para usar a cor verde em tudo, roupas, enfeites e até mesmo em alimentos e bebidas o corante verde é utilizado, tudo em homenagem ao santo irlandês.

Os Leprechauns - duendes que fazem parte do folclore irlandês são outros símbolos desta data, que representam os guardiões do pote de ouro que se encontra no fim do arco-íris.

OUTROS DIAS ESPECIAIS
Em Nova York pessoas celebram dias especiais para as comunidades porto-riquenha, italiana, judaica e chinesa. No meio oeste americano celebra-se festivais europeus como Oktoberfests.

Artigos relacionados

4 de julho - Independence Day
Americanos - Somos todos da América?
Aprenda inglês nos EUA

Galeria de fotos

 


Especiais GEx
Dinheiro e sonhos

Dinheiro e sonhos
Balanço 2013

Carreira e Sucesso

Carreira e Sucesso
Você sabe o que é coaching?

Sustainable Cities

Sustainable Cities
Você faz a diferença!

Café Brasil

Café Brasil
Que Curso Fazer?

Especiais GEx

 
   
 
© 2014 Global Exchange. Todos os direitos reservados.