15 de outubro de 2019 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Blog do Christian
 
 
Postado em 29/1/2003

Comprar no exterior: Compensa?

Muitas pessoas que viajam para o exterior, seja a passeio, estudo ou à trabalho, sempre querem trazer alguma coisa (seja ela eletro-eletrônica ou não), mas precisa-se analisar friamente se isso vai compensar.

No caso, vamos falar em equipamentos eletro-eletrônicos de um modo geral. Por incrível que pareça a maioria desses produtos pode ser encontrada no Brasil, alguns com a vantagem de pagamento facilitado, outros, com garantia extendida etc... Enfim, as vantagens que uma grande loja pode oferecer aos seus clientes.

Se você for para grandes centros (como Miami por exemplo), é interessante rodar bastante antes de comprar qualquer coisa, pois existe um número muito grande de lojas que vendem esses produtos, fique atento para preços muito baixos, sempre que possível questione o vendedor. Nos Estados Unidos os preços variam de Estado para Estado, pois cada um pratica uma taxa de imposto diferente, variando de 5% à 10% do valor final do produto. Alguns produtos já vem com o preço final estampado na caixa.

Se você já tem idéia do que irá comprar, pesquise via Internet, o preço do produto aqui no Brasil, e lá fora também. No fim dessa matéria sugerimos alguns links onde isso pode ser feito. Assim você já tem uma base de preço e pode se programar melhor.

Informática*

Não está compensando trazer componentes de informática, a não ser que o mesmo não exista para ser comprado aqui no Brasil. Se você vai para os Estados Unidos em grandes centros como Miami, o máximo que vai acontecer é você achar um preço "parecido" com o praticado aqui no Brasil. Ainda existe a desvantagem de você praticamente perder a garantia, a não ser que você viaje com frequência. Os últimos lançamentos ná área de informática não demoram nem um mês para chegar em nossas prateleiras, às vezes esses produtos podem não ser encontrados em lojas convencionais, mas com um pouco de procura (use a internet para fazer isso!), você consegue encontrar. Trazer esse tipo de coisa dos países Europeus não dá nem para cogitar devido ao preço elevado.

*Alguns produtos, que possuem distribuição mundial, como impressoras, scanners, multi-funcionais e etc, oferecem plano de garantia extendida à outros países com o pagamento de uma taxa adicional, porém na maioria das vezes essa taxa é alta, e acaba mais uma vez não compensando.

Câmeras Fotográficas e Vídeo Filmadoras

Sejam elas digitais ou não, já é uma coisa que vale a pena, pois aqui no Brasil, dificilmente é possível encontrar uma linha completa de uma mesma marca, os fabricantes comercializam alguns modelos apenas. No exterior você encontrará desde as mais simples até as Top de linha, e ai vai ficar ao seu critério qual modelo escolher.

DVD Players e Home-Teather

Também estão em baixa, não está compensando trazer. O DVD realmente veio para ficar, apesar de ainda nao ter aposentado seu antecessor, o bom e velho video cassete que lhe permite gravar qualquer programa. Existem aparelhos de DVD que gravam, mas ainda está extremamente caro e o produto ainda não é nada popular... Aqui no Brasil, podemos encontrar muitos modelos de DVD players, prontos para funcionar em nossa região (região 4). Caso você seja um grande apreciador de cinema e gosta de home-teather, compensa trazer alguns modelos que não são convencionais, sendo que a variedade deste ítem é extremamente vasta nas terras do Tio Sam. Cuidado para não comprar coisas acima de sua cota pessoal de 500 dólares, pois você estará sujeito a taxas alfandegárias aqui no Brasil, fazendo o barato sair caro.

Som Automotivo

Esse é mais um ítem repleto de variedades. Modelos comuns ou mais simples que você encontra aqui, não compensa trazer, mas se você gosta da coisa, existe uma variedade maior nos CD players que reproduzem MP3 e equipamentos de linha profissional ou de competição, nesse caso vale a pena conferir.

Brinquedos Eletrônicos e Rádio-controlados

Aqui também teremos muita variedade também. Para quem gosta de auto e aeromodelos, nem precisa pesquisar, esses produtos são mais baratos e você consegue encontrar linhas completas de modelos e marcas. Na parte de brinquedos você vai encontrar muitas novidades. As lojas de brinquedos são um verdadeiro paraíso !

Vídeo Games

Mesmo em tempos de alta do dólar ou do Euro, os consoles sempre estão com preços melhores, na parte dos jogos você consegue preços bons em títulos mais antigos, vale a pena dar uma garimpada e conferir. Sem falar que alguns lançamentos demoram para aparecer em nossas prateleiras. Sempre que possível, teste o cartucho ou CD do jogo.

Boas compras !!!

Nós do GEx, achamos que esse pequeno artigo lhe ajude na hora de suas compras, caso tenha uma dúvida, escreva-nos que teremos o maio prazer em lhe ajudar na medida do possível.


Christian Matsuy
tecno@globalexchange.com.br

Christian Matsuy é técnico em informática e editor de tecnologia do GEx

Links de interesse

Yellow Pages
Yahoo Yellow Pages
Já Cotei

 

Especiais GEx

Especiais GEx

 
   
 
© 2019 Global Exchange. Todos os direitos reservados.