15 de outubro de 2019 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Passagem Aérea
 
 
Postado em 29/5/2004

Tarifas - Como conseguir as melhores e outras dúvidas

Como e onde adquirir as melhores tarifas aéreas?

Tarifas compradas nas lojas das companhias aéreas podem ter valores diferentes das tarifas oferecidas pela internet, mesmo através do site das próprias companhias. Hoje, existem promoções atrativas oferecidas apenas pela internet.

Nas em agências de turismo, porém, as tarifas podem ser até menores, pois elas negociam diretamente com as companhias aéreas e usam de algumas ferramentas para vender mais barato. Um bom motivo para isso é o fato das agências trabalharem com um grande número de passagens, elas conseguem descontos e repassam ao cliente ou, por serem especializadas em pacotes turísticos, bloqueiam lugares no avião com tarifa de grupo e revendem individualmente, oferecendo ao cliente menor custo. Outras agências diminuem a margem de lucro para vender mais e também beneficiar seus clientes. Vale a pena ficar atento também às ofertas "relâmpago" nos sites de agências de turismo virtuais na internet, mas procure se informar sobre todas as restrições que as tarifas promocionais podem ter. É possível também adquirir      e-tickets (passagens eletrônicas) pela internet ou pelo telefone, pagas com cartão de crédito, bastando comparecer ao check-in portando um documento de identidade e retirar o cartão de embarque. Algumas empresas aéreas no Brasil já aderiram a este sistema: Varig, GOL, TAM, United Airlines e Lufthansa.

Pode-se conseguir descontos em passagens aéreas?

Sim, se viajar em baixa temporada, isto é, fora do período de férias, viajar durante a semana, tarifas com escalas, emitir seu bilhete com bastante antecedência e optar por vôos cujos desembarques ocorrem em aeroportos fora do centro da cidade aumentam as chances de conseguir tarifas mais baratas. Outras opções são os descontos especiais para grupos, tarifas de estudante e professores (portando a carteirinha internacional de estudante e/ou de professores).

Duas pessoas viajando em classe econômica podem pagar tarifas diferentes?

Sim, um poderá pagar uma tarifa promocional e outro uma tarifa integral (ou cheia) e viajarem lado a lado no mesmo vôo. Em geral a variação ocorre na classe econômica, que chega a ter até dez níveis de tarifas, como se o avião fosse dividido em cotas, dez assentos com 40% de desconto, vinte assentos com 30%, quarenta com 20% e o restante com tarifa normal. Quanto mais barata a tarifa, maiores as restrições, por exemplo; não poder mudar a data, usar o bilhete dentro de um período preestabelecido, não poder fazer escalas e outras. Estas classes de tarifa mais baratas chamam-se victor (v), mike (m), tango (t), hotel (h), kilo (k), quebec (q), bravo (b), wiskey (w) e a mais cara, a classe yankee (y). Quanto maior a antecedência da reserva aérea, mais chances o passageiro terá para conseguir as tarifas mais baratas, mas o passageiro somente terá a garantia do preço da tarifa, quando a mesma for paga, isto é, quando a passagem for emitida, pois elas podem sofrer alteração de preço sem prévio aviso.

High school: por que a passagem aérea é sempre mais cara?

Não importa se você optou por um programa de 1 ou 2 semestres, sua passagem aérea deverá ter validade de um ano, caso você vá para os EUA ou Canadá. Para estes países só existem passagens com validade de 2 meses, 3 meses e 1 ano. E o programa de high school exige a validade de 1 ano, pois é uma tarifa que tem maior cobertura (menos restrições) e em caso de alguma emergência se o aluno tiver que retornar ao Brasil, ele poderá viajar no primeiro vôo disponível em qualquer companhia aérea. Além de ser uma exigência das organizações internacionais responsáveis por esse tipo de programa.

Artigos relacionados

Dicas de viagem
Acessórios de viagem: coisas úteis para incluir na bagagem
Tudo sobre bagagem: como fazer das malas um peso a menos na viagem
Viajando de avião: dicas para tornar sua viagem mais agradável
Tutorial sobre avião: dicas importantes para quem vai viajar
Jet Lag - sintomas causados pela diferença de fuso horário
Segurança pessoal: esteja sempre atento ao viajar
Dicas importantes de viagem

 

Especiais GEx

Especiais GEx

 
   
 
© 2019 Global Exchange. Todos os direitos reservados.