21 de julho de 2018 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Sustainable Cities
 
 
Postado em 22/7/2005

Brasil - O maior PIB do mundo

Por Eugenio Singer
singer@globalexchange.com.br

Já que não dá para competir com outros indicadores, já que  o desenvolvimento sustentável tão almejado não dá as caras e a taxa de juros também não cai, os brasileiros, como sempre foram , tolerantes e irônicos nas situações mais adversas, descobriram o seu novo indicador.
O indicador que como o nosso futebol ,inventado pelos ingleses nos tornou pentacampeões para ninguém botar defeito: o Brasil é sem dúvida o país com o maior PIB do mundo, ou seja possui a maior  PROPINA INTERNA BRUTA.

Há mais de 20 anos estudei em Vanderbilt no Tennessee, Estados Unidos e o professor de epidemiologia, Dr. Robert Quinn, ficava entusiasmado quando falava de doenças tropicais e de algumas outras endemias brasileiras. Um paciente africano que teve esquistossomose foi tratado como rei no hospital da universidade, pois só estudavam a doença através dos livros. Era paradoxalmente intrigante, a gente falar das doenças tropicais com orgulho porque tínhamos algo a ensinar, que eles não sabiam na prática. Infelizmente, não dá para ter o mesmo sentimento quando falamos da situação endêmica do nosso país na atualidade.

A pior das endemias nos assola, solapa tudo e a todos, e o pior, dá péssimos exemplos ao mundo apocalíptico da política que quer tudo neste instante. O que nossa geração pode então pedir aos jovens? Jovens estes que então já estavam alienados da vida política e se ocupavam com outras tantas leviandades como raves, bailes funks, sexo na internet entre outros tantos avanços da era digital. Quais são os modelos para eles: o Professor Luizinho, que por míseros R$ 20 mil declarados se corrompe, ou o falastrão Roberto Jefferson que esconde na sua eloqüência a veste do Lobo Mau?

É vergonhoso olhar para estes delapidadores do patrimônio público, que cinicamente simplesmente tentam se livrar, ou amenizar da culpa, com a nova moeda nacional o REAL DE CAMPANHA. Qual a diferença daquele que ganhou uma LAND ROVER para beneficiar a empresa que lhe presenteou, daqueles que "cashearam" no Rural e dizem ter distribuído aos partidos e aos deputados endividados por suas campanhas políticas ineficientes.

Nesta altura dos acontecimentos, o Fernandinho Beira Mar , ao ser transferido para Brasília, diz tranqüilamente que chega à capital federal para SOMAR. E o esquecido Paulo Maluf pode tranquilamente ter seus processo todos transferidos para  o FORUM DE PEQUENAS CAUSAS.

Nesta hora todos gostariam que a natureza se rebelasse e que um TSUNAMI ÉTICO, varresse do país toda corja de políticos corruptos, tanto aqueles que se enriquecem e arrogam ilicitamente, quanto aqueles que corrompem pelo poder.

Nem mesmo a música popular entoa o canto, nem tampouco os caras pintadas saem às ruas, todos estão estarrecidos e assustados, fixando-se diariamente atentamente às notícias do canal da Câmara e do Senado. As novelas com mais IBOPE são a CPI dos Correios, a CPI do Mensalão e tantas outras que virão, porque é impossível acreditar que tenhamos só um "carequinha".

Nem mesmo os poetas aparecem para rimarem nos seus versos tanta covardia. Desta forma, empresto neste artigo tão raivoso, os versos de Castro Alves para o NAVIO NEGREIRO da atualidade: o Congresso Nacional!

Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me  vós senhor Deus,
Se eu deliro... ou se é verdade
Tanto horror perante os céus?!....
Ó mar, por que não apagas
Co'a esponja de tuas vagas
Do teu manto este borrão?
Astros! Noites! Tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares tufão!

Fatalidade atrás que a mente esmaga!
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu nas vaga,s
Como umiris no pélago profundo!
Mas é infâmia demais!... Da etérea plaga
Levantai-vos heróis do novo mundo!
Andrada! Arranca esse pendão dos ares!
Colombo fecha a porta dos teus mares!

Eugenio Singer 
Eugenio Singer é empresário e engenheiro ambiental e escreve periodicamente para o Global Exchange sobre ecologia e desenvolvimento de cidades sustentáveis.

Artigos relacionados

Quem é Eugenio Singer
Você faz a diferença!
O seu impacto sobre as mudanças climáticas
Boulevard Social: A nova face das cidades sustentáveis
Riscos nas Cidades
A Indústria e as Cidades Sustentáveis
Virtuópolis: A Nossa Cidade do Futuro
Green Cities, and Hanging Fruits.

Links de interesse

Instituto Pharos - Em Defesa do Oceano

 

Sobre o autor...

Eugenio Singer

Eugenio Singer é um empresário, consultor e um pensador na área de sustentabilidade.

Saiba mais - Apresentação

Eugenio Singer
singer@globalexchange.com.br


Últimos artigos de Eugenio Singer

Você faz a diferença!
Onde e Como Vivemos
Mundo Sustentável 2
Lojas de Inconveniência
A Engenharia Caseira
Cidades e Soluções
China - População X Poluição?
O seu impacto sobre as mudanças climáticas
Aliviar a Pobreza - O verdadeiro mecanismo de desenvolvimento limpo
Virtuópolis: A Nossa Cidade do Futuro

Veja todos os artigos publicados por Eugenio Singer clicando aqui.



Especiais GEx

Especiais GEx

 
   
 
© 2018 Global Exchange. Todos os direitos reservados.