15 de outubro de 2019 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Coluna do Raimundo
 
 
Postado em 18/6/2008

Um Músico com muitas habilidades

Por Raimundo Penaforte
raimundo@globalexchange.com.br

*Fonte: Diário do Nordeste / Foto: Denise Mustafa 

Composições para filmes americanos, redes de televisão como a CNN e documentários pra ONU. O currículo do compositor e arranjador pernambucano Raimundo Penaforte impressiona. Professor do Festival Eleazar de Carvalho, ele é um dos mais completos músicos brasileiros de sua geração. Suas músicas têm sido apresentadas na Europa, Canadá, Japão e no Brasil. Nos Estados Unidos, a música dele tem sido tocada nos mais importantes centros. Seu mais recente trabalho, intitulado "Tango For Seven", encomendado pelo Kravis Center for the Performing Arts para os grupos Eroica Trio e Saint Lawrence String Quartet, foi estreado em West Palm Beach, na Flórida.

Penaforte também se destacou em um documentário para a televisão brasileira intitulado "GNT Carlton Arts - O que o Raimundo Quer", produzido pela jornalista Lúcia Guimarães. Como instrumentista, atuando em diferentes gêneros musicais, ele já colaborou com músicos como Rubén Blades, Richie Havens, Maynard Ferguson, Giora Feidman, Chuck Mangione, Fernando Dissenha, Dom Salvador e Edson da Silva "Café". Recentemente, participou como violinista - pela segunda vez - de uma turnê pela Colômbia com a banda afro-cubana, La Tipica Novel.

Mas o sucesso do músico já é antigo. Em 1997, foi destaque no festival do Lincoln Center Midsummer Night Swing, em Nova Iorque, com a "Raimundo Penaforte Ensemble". Em 1996, estreou em Nova Iorque como diretor artístico do Brazil - New York Jazz Festival. Penaforte também compôs e tocou uma peça para o CD Shades of Green, da organista nova-iorquina Dorothy Papadakos; arranjou, compôs e produziu para o CD Café 1930, do trompetista Mark Gould; e ainda produziu e executou trilhas sonoras para varíos documentários, entre eles, "A Cyber Tale of Three Cities" e para o filme independente, "Mônaco".

Seus trabalhos têm sido gravados pelos mais importantes selos do mercado musical. Seus arranjos para violino e piano de West Side Story, de Leonard Bernstein, serão publicados, ainda esse ano, pela maior editora de música erudita dos EUA, a Boosey & Hawkes, Ltd. Natural de Recife, Raimundo Penaforte estudou na Universidade Federal de Pernambuco. Depois, Raimundo continuou os estudos na Hardin-Simmons University, na New York University e na Julliard School, todas sediadas nos Estados Unidos.

Artigos relacionados

O casal na mesa ao lado
A mocinha calorenta e seu traje de inverno
Heróis e passeatas... falafel e backlava
Mocinha americana

 

Sobre o autor...

Raimundo Penaforte

Músico, compositor e arranjador é um dos mais prolíferos músicos brasileiros de sua geração. Suas músicas têm sido apresentadas na Europa, Canadá, Japão e no Brasil. Nos Estados Unidos, a música de Raimundo tem sido tocada nos mais importantes locais do país como a Casa Branca, Kennedy Center, Kravis Center e Lincoln Center for the Performing Arts.

Saiba mais - Apresentação

Raimundo Penaforte
raimundo@globalexchange.com.br


Últimos artigos de Raimundo Penaforte

Compositor é residente da Unicamp
Olha esse céu de Londres
Dicas de viagem
Tocando ou Compondo
Jingle Bell, Mr. Noel!
Hino Nacional
Music at the Deli
Atenção, camera! Ação!!
Lançamento do Livro: Em sintonia com a música
Um caso de polícia

Veja todos os artigos publicados por Raimundo Penaforte clicando aqui.


Especiais GEx

Especiais GEx

 
   
 
© 2019 Global Exchange. Todos os direitos reservados.