25 de janeiro de 2020 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Café Brasil
 
 
Postado em 30/6/2010

Hino Nacional

Pirata Patriota

Por Raimundo Penaforte
raimundo@globalexchange.com.br

Em janeiro de 1999, o Pirata (bar de Fortaleza famoso por sua noite de segunda-feira) gravou, para o álbum Forró do Pirata, um arranjo   instrumental do Hino Nacional Brasileiro que não poderia ter sido criado em nenhum outro lugar que não no Ceará: a versão em ritmo de forró.

Sem desvirtuar os ideais de liberdade, coragem e amor à pátria, aclamados na letra de Osório Duque Estrada, esse arranjo da música de
Francisco Manuel da Silva é uma manifestação de amor e respeito tanto ao Brasil quanto ao nordeste porque expressa um patriotismo cotidiano, genuíno e verdadeiro.

Sem a menor intenção de afrontar os emblemas nacionais e a liturgia militar, o Pirata acredita ter o direito, como qualquer brasileiro, de tocar o nosso Hino do jeito que o nosso coração, patriota, cearense e "cabra da peste", bate.

Mesmo assim, antes de iniciar a divulgação, foi enviada a gravação para o então Ministro da Cultura, Francisco Weffort. Por telegrama, ele respondeu que não via "nenhum desrespeito nem depreciação do Hino Nacional no arranjo popular do sanfoneiro Adelson Viana e Pirata".

O Ministério Público Federal, porém, não entendeu o mesmo e entrou com uma ação na justiça contra a apresentação do Hino Nacional em ritmo de forró.

Apenas em setembro de 2007, o Juiz Federal Substituto da 6ª Vara da Justiça Federal do Ceará, José Eduardo de Melo Vilar Filho, autorizou, enfim, a gravação e execução da versão em forró do Hino pelo Pirata na TV, rádio e shows ao vivo.

Livre para declarar seu amor pelo Brasil, o Pirata disponibiliza para download gratuito a versão em forró desse arranjo.

Destaca-se que todos os direitos autorais da versão em forró do Hino Nacional Brasileiro serão revertidos para as ações e projetos da Fundação Pirata Marinheiros.

Ouça aqui o hino
(clique no link com o batão direito e escolha a opção Salvar Destino Como para fazer o download)

Fonte: http:/www.pirata.com.br/hino

Artigos relacionados

A mocinha calorenta e seu traje de inverno
As Olimpíadas e suas weird categorias
Enquanto rapaduras sobrevoam Jaboatão, no Carnegie Hall...

 

Sobre o autor...

Raimundo Penaforte

Músico, compositor e arranjador é um dos mais prolíferos músicos brasileiros de sua geração. Suas músicas têm sido apresentadas na Europa, Canadá, Japão e no Brasil. Nos Estados Unidos, a música de Raimundo tem sido tocada nos mais importantes locais do país como a Casa Branca, Kennedy Center, Kravis Center e Lincoln Center for the Performing Arts.

Saiba mais - Apresentação

Raimundo Penaforte
raimundo@globalexchange.com.br


Últimos artigos de Raimundo Penaforte

Compositor é residente da Unicamp
Olha esse céu de Londres
Dicas de viagem
Tocando ou Compondo
Jingle Bell, Mr. Noel!
Music at the Deli
Atenção, camera! Ação!!
Um Músico com muitas habilidades
Lançamento do Livro: Em sintonia com a música
Um caso de polícia

Veja todos os artigos publicados por Raimundo Penaforte clicando aqui.


Especiais GEx
Carreira e Sucesso

Carreira e Sucesso
Empreendedoras em atendimento

Especiais GEx

 
   
 
© 2020 Global Exchange. Todos os direitos reservados.