25 de janeiro de 2020 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Coluna do Raimundo
 
 
Postado em 10/7/2012

Tocando ou Compondo

Raimundo inova no exterior

Por Raimundo Penaforte
raimundo@globalexchange.com.br

Compositor, Raimundo estudou música erudita no Conservatório de Recife (PE), de onde é natural. Depois de tocar na Orquestra Sinfônica de Recife, na década de 80, foi cursar mestrado de violino no Texas. Realizou mais alguns trabalhos no Brasil e voltou para os Estados Unidos, onde fez mestrado em composição na Julliard School em Nova Iorque.

Tocando ainda violão, bandolim e percussão, o brasileiro disse que trabalha também com música popular. Na Europa, desenvolve há alguns anos um trabalho de improviso com o pianista Francesco Schlimé, de Luxemburgo. “É uma coisa nossa, de entrar no palco e começar dali, sem idéias pré-estabelecidas”, disse.

Neste trabalho, Raimundo usa vários instrumentos. Em uma das apresentações, a dupla utilizou o próprio público de uma galeria de arte moderna. “Foi uma loucura total, mas muito bem recebida”. Segundo ele, Schlimé é músico erudito mas atualmente está em um projeto com música eletrônica.

As músicas de Raimundo foram gravadas, no ano passado, pelo grupo holandês “Valerius Ensemble”. O álbum “Raimundo Penaforte: Between Sun and Snow” tem a participação de Schlimé e do percussionista brasileiro Fernando Hashimoto. Segundo o músico, o lado nordestino é utilizado nas composições para orquestras e quartetos. “Neste processo é mais fácil de usar elementos brasileiros que eu queira”.

O tempo da música
Considerado um dos músicos mais criativos de sua geração, Raimundo Penaforte encontra inspiração no jazz, música latina e ritmos folclóricos brasileiros. O pernambucano também é maestro, e seus trabalhos são conhecidos no Brasil, Japão, Europa e Canadá. A Casa Branca e o Kennedy Center também conhecem a música de Raimundo.

Em setembro último, fez orquestrações para o Paralamas do Sucesso para um show em Campinas (SP). Segundo ele, foi a primeira vez que a banda tocou com uma orquestra ao vivo. “Eu também nunca tinha escrito ou arranjado para uma banda de rock. Foi muito legal, nos tornamos amigos”. O concerto arrecadou fundos para um hospital com crianças com câncer.

Quando tocou no Brasil, Raimundo percebeu que não queria ser músico de orquestra. “Foi um período de mudança”. Por isso, voltou para os Estados Unidos. Como vai ao país natal a trabalho todos os anos, disse que nem sente que está morando fora. “Morar dentro do Brasil é outro ‘forrobodó’. Tem a ver com convite, com trabalho”.

Professor de violino, confidenciou que leva bastante tempo para compor. “Não é um trabalho que você simplesmente acorda de manhã e diz ‘vou compor uma peça hoje’”. Quando fez uma peça de cerca de 45 minutos, tocada pela New York Philarmonic, Raimundo levou aproximadamente três meses para o trabalho, que teve cordas e percussão. “Isto é um tempo de uma certa forma recorde, porque é muita coisa para pensar”.

A recente participação em um programa de rádio brasileiro em Nova Iorque, segundo ele, pode servir de inspiração para os músicos que estão iniciando a carreira.

Galeria de fotos

 

Sobre o autor...

Raimundo Penaforte

Músico, compositor e arranjador é um dos mais prolíferos músicos brasileiros de sua geração. Suas músicas têm sido apresentadas na Europa, Canadá, Japão e no Brasil. Nos Estados Unidos, a música de Raimundo tem sido tocada nos mais importantes locais do país como a Casa Branca, Kennedy Center, Kravis Center e Lincoln Center for the Performing Arts.

Saiba mais - Apresentação

Raimundo Penaforte
raimundo@globalexchange.com.br


Últimos artigos de Raimundo Penaforte

Compositor é residente da Unicamp
Olha esse céu de Londres
Dicas de viagem
Jingle Bell, Mr. Noel!
Hino Nacional
Music at the Deli
Atenção, camera! Ação!!
Um Músico com muitas habilidades
Lançamento do Livro: Em sintonia com a música
Um caso de polícia

Veja todos os artigos publicados por Raimundo Penaforte clicando aqui.


Especiais GEx
Carreira e Sucesso

Carreira e Sucesso
Empreendedoras em atendimento

Especiais GEx

 
   
 
© 2020 Global Exchange. Todos os direitos reservados.