7 de agosto de 2020 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Curiosidades
 
 
Postado em 11/2/2014

Valentine's Day - 14 de Fevereiro

Dia para expressar amor e afeição

Dia de São Valentim, Dia dos Namorados, ou em inglês, Valentine´s Day, é comemorado em toda a Europa e na América do Norte em 14 de fevereiro. Há várias versões para suas origens, mas as mais confiáveis dão conta de que a comemoração remonta aos tempos do Império Romano (29 a.c.-395 d.c.).

Segundo essas versões, durante o reinado do Imperador Claudius II, Roma estava envolvida em diversas campanhas militares, tão sangrentas quanto impopulares. Claudius enfrentava então grandes dificuldades para recrutar novos soldados para as suas legiões, e acreditava que a razão destas dificuldades era o fato de que os homens não queriam abandonar as suas namoradas, esposas e amantes. Diante disso, o imperador Claudius resolveu cancelar todos os noivados e proibir todos os casamentos em Roma.

Diante dessa situação, um certo padre ou bispo de Terni (cidade italiana a 75 km de Roma), de nome Valentim, resolveu começar a defender a causa nobre do direito ao amor no Império Romano. Desobedecendo as ordens do Imperador, passou a celebrar secretamente o casamento de todos aqueles que o desejassem. Como seria de se esperar, o Imperador Claudius acabou por ser informado destas cerimônias e resolveu prender o bom Valentim, que permaneceu na prisão até ao dia em que foi decapitado, em 14 de Fevereiro de 270.

Porém, ainda foram precisos cerca de 200 anos para que o Dia de São Valentim fosse instituído. Nessa altura, século V, o Cristianismo espalhava-se pela Europa, e o Papa achou por bem banir todas as festividades a que a Igreja Católica considerava pagãs

O Dia de São Valentim veio então substituir as Lupercais, festas de fertilidade realizadas em meados de Fevereiro e celebradas em Roma em honra ao Deus Luperco (protetor dos rebanhos contra os lobos). E foi assim que Valentim foi santificado em honra do que antes fizera pelo amor, em nome do qual morrera.

Esta tradição do Dia dos Namorados sobreviveu até aos nossos dias, mantendo-se, de uma maneira ou de outra, com os mesmos significados de outrora.

Na Europa e na América do Norte, essa festa é tradicionalmente comemorada no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim. No Brasil comemoramos o dia dos namorados no dia 12 de junho.

 Mas, ao contrário da versão brasileira do dia de São Valentim, é comum nos países europeus e norte americanos, as pessoas presentearem não somente seus namorados(as), mas aqueles que gostam, como mães, pais, irmãos, amigos. 

  • Nos Estados Unidos nos dias que antecedem 14 de fevereiro, lojas de cartões, livrarias, lojas de departamentos e drogarias oferecem uma grande variedade de cartões comemorativos chamados Valentines. Os adultos costumam comprar cartões para acompanhar presentes mais elaborados como doces, flores ou perfumes. Nas escolas as crianças apreciam comprar ou fazer cartões para seus amigos e professores.
  • Na Itália, as pessoas fazem um grande banquete no dia 14 de Fevereiro.
  • Na Inglaterra, as crianças cantam canções a recebem doces e balas de frutas de seus pais.
  • Na Dinamarca, as pessoas mandam flores prensadas umas às outras, chamadas "flocos de neve".
  • No Japão a data foi introduzida em 1936 e é costume neste dia as mulheres presentearem os seus amados com caixas de chocolates.         

 De acordo com a Associação de Cartões dos EUA, aproximadamente um bilhão de cartões são enviados todos os anos neste dia, tornando o Valentine's Day o segundo maior dia em envio de cartões do ano, perdendo apenas para o Natal. Estima-se que 85% dos cartões sejam comprados por mulheres.

 

Mas, o que vale mesmo é a intenção. E não há como negar que a vida fica um pouquinho mais doce com declarações de amor acompanhados de chocolate.

 

Já expressou amor  e carinho por alguém hoje? Então corra, ainda dá tempo!!

 

HAPPY  VALENTINE'S DAY TO EVERYBODY!!!

Artigos relacionados

Feriados no Canadá: feriados oficiais e eventos Nacionais
Feriados nos EUA: feriados oficiais e eventos nacionais

Links de interesse

Ideia para FAzera decoração para Valentine´s Day

Galeria de fotos

 

Especiais GEx
Dinheiro e sonhos

Dinheiro e sonhos
Previdência Privada

Carreira e Sucesso

Carreira e Sucesso
Empreendedoras em atendimento

Sustainable Cities

Sustainable Cities
Você faz a diferença!

Sustainable Cities

Sustainable Cities
Onde e Como Vivemos

Especiais GEx

 
   
 
© 2020 Global Exchange. Todos os direitos reservados.