19 de fevereiro de 2020 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Curiosidades
 
 
Postado em 21/1/2003

Curiosidades sobre Dinheiro e Moedas

VOCÊ SABIA??? Que uma das moedas mais valiosas é a de 1 dólar americano datada de 1804 que hoje vale cerca de US$ 4 milhões. Mas nossa moeda, não fica atrás, temos a peça de 6400 Réis Brasileiros, datada de 1822 para a cerimônia da coroação de D. Pedro I, a qual não agradou o Imperador e foram cunhados apenas 64 exemplares. Hoje não existem mais do que 15 exemplares e o seu valor está estimado em US$ 150 mil cada uma.

E A MAIS RARA? A moeda mais rara é a nº 1 do Tio Patinhas.

O MAIS DIFERENTE? O dinheiro mais intrigante que já existiu foi o da ilha Yap, no Pacífico Sul. Usado até o começo do século XX, o "Fei" era produzido de calcário e podia ter de 2 a 4 metros de diâmetro a pesar até 5 toneladas. A pureza e a lapidação determinava o valor.

O MAIS CURIOSO? A maioria deles circulou no século XIX, no sul da Índia, conhecidos como "Cabeça de Alfinete", feitos de ouro e pesavam apenas algumas frações de grama. Na Polônia Havia cédulas de metal. Na Tailândia, em forma de projétil. No Japão, moedas quadradas, retangulares e ovais. E em 1987 nas Ilhas Cook, no Pacífico, criou-se uma moeda de 2 Dólares de formato triangular.

A PRIMEIRA MOEDA? A primeira moeda de que se tem notícia, foi cunhada entre 650 e 561 a.C. , numa pequena cidade na Ásia Menor chamada Lídia. Feita de uma liga de ouro e prata chamada elektron, que deu o nome à moeda. No Brasil, as primeiras moedas foram cunhadas pelos holandeses, em 1645 depois da invasão de Pernambuco. De produção rústica, elas eram quadradas e de tamanhos diferentes, o que as torna hoje muito raras.

Artigos relacionados

As melhores opções para levar dinheiro na viagem
União Européia - A Europa dos 25

 

Especiais GEx

Especiais GEx

 
   
 
© 2020 Global Exchange. Todos os direitos reservados.