22 de junho de 2017 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Dicas de viagem
 
 
Postado em 18/2/2016

New York

O mundo inteiro numa unica cidade

Por Guacira Singer
guacira@globalexchange.com.br

NOVA YORK
Imagine uma cidade imensa. Agora pense numa cidade ainda maior onde o mundo todo está presente. Nova York é múltipla, excêntrica, agitada, verde e muitas outras características de uma só vez. É a cidade mais populosa dos EUA, cuja população alcança mais de 18 milhões de pessoas, uma das áreas metropolitanas mais populosas do mundo. Cerca de 800 diferentes idiomas falados em seu território, considerado de maior diversidade linguistica do mundo. 

A Big Apple, como é carinhosamente chamada, é o tipo de destino onde uma única viagem não basta. As opções de roteiros são tão diversas que qualquer viajante se dá bem.

Nova York é para se sentir de perto e observar de longe. Junte um bom tênis, mapa da cidade e do metrô e percorra a cidade a pé. Muitas vezes é como entrar num grande cartão postal: os tradicionais taxis amarelos circulam freneticamente; enormes limusines e as pessoas mais coloridas que você já viu desfilam o tempo todo e prédios parecem simplesmente encostar no céu.

Para você entender um pouco mais a cidade: ela é dividida em cinco distritos: Manhattan, Brooklyn, Bronx, Queens e Staten Island. Manhattan é uma ilha rodeada pelos outros distritos e a mais visitada pelos turistas.

O que você obrigatoriamente tem de fazer em Nova York: experimentar os hot dogs e hamburgers; subir até os grandes mirantes, como o Empire State; visitar a estátua da Liberdade; ler um bom livro em algum parque ou numa das mais famosas livrarias; passar horas num café da cidade pra descansar e acessar a internet; reservas um dia para visitar algum dos museus; jantar num bom restaurante, cair na noite pelo menos um dia e fazer compras, muitas compras. E certamente programar outra visita a Nova York com um roteiro diferente.

Parques estão espalhados pela cidade, mas o Central Park é a grande estrela. Enquanto o concreto pulsa entre os arranha-céus, o verde toma conta desse imenso quadrilátero. 

Os museus merecem um roteiro só para eles. Mas se você estiver com pouco tempo, conheça pelo menos o Museu de Arte Moderna – MoMA e o Guggenheim.

Algumas regiões, como Chinatown, com muitas cores e apetrechos, e o Soho, com lojas de grife e produtos de design, também devem entrar na sua rota. A famosa Quinta Avenida e o local onde existia o World Trade Center são outros pontos obrigatórios.

Faça também um passeio no rio Hudson para ver o skyline da cidade e a estátua da Liberdade. Ir no fim do dia significa ver o sol caindo sobre toda a cidade.

HIGHLIGHTS

Central Park
É o mais visitado parque de Nova York, com cerca de 25 milhões de turistas todos os anos. Além da imensa área verde, o Central Park tem diversão para todos, que vão de pista de patinação a passeio de gôndola. Sua paisagem muda drasticamente do inverno para o verão. Valem as duas visitas [Central Park West, entre W. 59th St. e W. 110th Streets]  Composto por mais de 100 menores parques, que no total atingem quatro quilômetros de comprimento com 8 metros de largura. Com inúmeros campos de esportes,jardins, lago, playgrounds, shopping center e um zoológico.

Strawberry Fields Park, é um memorial criado em 1985 em homenagem a John Lennon na comemoração de seus 45 anos, cinco anos após sua morte. Local de grande concentração de fãs localizado no lado oeste do Central Park com a 72th Street, exatamente em frente ao Dakota Building, prédio onde John viveu os ultimos anos de sua vida e onde foi covardemente assassinado.

Outros parques na cidade também muito visitados: Riverside Park, Battery Park, Prospect Park, Flushing Meadows-Corona Park e Forest Park.

Times Square
Famosa por ser um local de intensa publicidade, é na
Time Square [W. 40th to W. 53rd St, Manhattan] que o mundo fica de olho quando o assunto é Reveillon. É uma área comercial, onde todos os prédios são obrigados a instalar letreiros luminosos, para propósitos de publicidade.

Na Times Square está localizada a NASDAQ, uma das principais bolsas de valores do mundo. Entre seus pontos comerciais mais conhecidos estão os estúdios da rede de televisão ABC, de onde o programa matinal Good Morning America é transmitido ao vivo, bem como os famosos estúdios MTV. O local possui uma das maiores concentrações da indústria do entretenimento no mundo, além de grandes lojas de famosas marcas internacionais.

Atualmente é o ponto turístico mais visitado do mundo, com cerca de 35 milhões de visitantes por ano, recebendo mais turistas do que a Estátua da Liberdade. 

 

Edifícios Famosos
Localizado na 5ª Avenida, o Empire State Building [5th Avenue, 305, entre 33th e 34th Streets] é um verdadeiro marco de Manhattan. Com 450m de altura e 102 andares, proporciona uma visãoo panorâmica da cidade. O Rockefeller Center [30, Rockefeller Plaza, ou 49 e 50 Streets, Midtown] é outro que impressiona e merece uma visita no fim do dia categorias, que vão de restaurantes a compras.
 
O Edificio da Chrysler  (Avenida Lexington 405), foi o primeiro arranha-céu planejado em 1928, que deu início a grande competição entre arquitetos da ciade para contruir o mais alto arranha-céu do mundo com 319 metros de altura, superado anos depois pelo Empire State Building, mas apesar disso continua sendo o edifício com a mais alta estrutura de tijolos do mundo.


O World Trade Center foi um complexo de sete edifícios, mais conhecido apenas pelas torres gêmeas, construídos em Lower Manhattan, na cidade de Nova York. O complexo abriu em 4 de Abril de 1973 e foi destruído em 2001, durante os ataques de 11 de Setembro. Na época, foram considerados os edifícios mais altos do mundo, superando o Empire State Building. Atualmente, o terreno abriga o Museu e Memorial Nacional do 11 de setembro e outros cinco novos arranha-céus estão sendo construídos - Freedom Tower é um deles.

Meatpacking District 
Um bairro de Manhattan que antigamente concentrava todas as empresas distribuidoras de carnes e por volta de 1980 tornou-se local de contrabando de drogas e muita prostituição. Atualmente, o bairro totalmente revitalizado para atrair o comércio, hotelaria, praças de lazer, tornou-se ponto obrigatório de pura diversão, gastronomia e cultura. Localizado no lado oeste de Manhattan, próximo ao Rio Hudson, onde o pôr-do-sol é lindo e o local concentra novos hotéis, galerias de arte, boutiques de grifes famosas, restaurantes, cafés e bistrôs, mercados e feiras livres. Grandes nomes da moda - como Stella McCartney - estão presentes no bairro. A revista New York aclamou Meatpacking District, como o bairro mais "fashion" da cidade.

Os frequentadores aproveitam, no verão, para banhos de sol, passeios de bicicletas ou simplesmente apreciar " o movimento".

Nearby: Tribeca, Chelsea, Greenwich Village.

New York Subway
Se você ainda não conhece o Metrô de New York e pretende explorar a cidade através deste meio de transporte, pare na primeira estação de metrô ou no concierge de seu hotel e retire gratuitamente um mapa do metrô. Já existem alguns aplicativos para Smartphones que te ajudam a encontrar todas as linhas de Subway e te direcionar rapidamente aos mais variadaos pontos da cidade. Compre os tickets de pelo menos 1 semana, custa mais barato, você acessa rapidamente às plataformas e também pode utilizá-los para ônibus, o  que também vale a pena para poder apreciar a cidade pela superfície.

As linhas do metrô são identificadas por letras ou números, por exemplo o “7 train” ou o “N train”; não se diz o “subway 7” ou o “subway N”. Usa-se mais train station e não “subway station”. Além de verificar o trem que você vai tomar, veja também a direção (uptown ou downtown). Preste muita atenção nas placas, é muito comum pegar o trem certo no sentido errado.

O metrô não pára, porém o serviço regular funciona das seis da manhã à meia-noite. O movimento é menor entre 9:30 e 16:30h
Segurança nunca é de mais: À noite, prefira o primeiro vagão ou o do meio, onde estão o “maquinista” e o condutor, respectivamente. Nas plataformas, espere nas áreas marcadas como “Off-hour waiting area”. Tome todos os cuidados que você teria em sua própria cidade com objetos de valor, bolsas e carteiras (sobretudo homens que carregam carteiras no bolso de trás). Evite os vagões vazios.
Saiba mais

Fodor's New York City
Um guia completo de Nova York. Disponível também em audio para iPod

New York Nearest Subway
Encontra o metrô mais próximo de você utilizando a localização GPS

New York “At a Glance” City Guide
Aplicativo gratuito que, através da localização por GPS, traz os highlights da região onde você estiver.

 
SERVIÇO

Fuso
3h a menos em relação a Brasília quando Brasil está no horário de verão, do contrário 2 hs a menos.

Moeda
Dólar americano

Telefones Importantes
Emergência 911
Embaixada Brasileira - 1185 Avenue of the Americas, 21º andar. Tel.: 1 (917) 777-7777
www.brazilny.org

+ informações
Nova York -
www.nyc.gov | www.nycgo.com
Estado de NY - www.iloveny.com
Programação Cultural – www.newyork.timeout.com

Informações turísticas
Disque 311 para conseguir todo tipo de informação turística sobre Nova York. Aeroportos, alguns pontos turísticos e hotéis oferecem mapas e guias

Mapa
http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-br&geocode=&q=new+york&sll=40.714353,-74.005973&sspn=0.489232,1.234589&gl=br&ie=UTF8&hq=&hnear=New+York,+United+States&z=10 

Links de interesse

The official guide
Estado de Nova York
Programação Cultural

Galeria de fotos

 

Sobre o autor...

Guacira Singer

Guacira Singer é empresária na área de Intercâmbio Cultural e Turismo. Diretora Geral e Editora do Global Exchange - Portal de Intercâmbio.

Saiba mais - Apresentação

Guacira Singer
guacira@globalexchange.com.br


Últimos artigos de Guacira Singer

Turismo nos EUA: opções para todos os gostos
As melhores opções para levar dinheiro na viagem
SEVIS - Student and Exchange Visitor Information System
Fernando de Noronha - O Caribe Brasileiro
EUA vão agilizar visto para turistas
New Year !!!
Visto Americano para Brasileiros
Quem é Guacira Singer
A saga do turista estrangeiro em São Paulo
Falar uma terceira língua???

Veja todos os artigos publicados por Guacira Singer clicando aqui.



Especiais GEx

Especiais GEx

 
   
 
© 2017 Global Exchange. Todos os direitos reservados.