15 de outubro de 2019 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Curiosidades
 
 
Postado em 14/6/2013

Flag Day

14 de Junho é o dia da Bandeira Americana

Flag Day - 14 de Junho, dia da bandeira dos Estados Unidos.

Trata-se de um feriado não oficial que comemora a adoção do desenho da bandeira Americana pelo Congresso Americano, há 235 anos atrás, em 14 de Junho de 1777  por resolução do Segundo Congresso Nacional.


A cidade da Filadélfia, cidade foco da revolução Americana contra o domínio britânico, foi onde a Declaração da Independência, bem como a Constituição da nova nação, foi assinada.

Livros de historia Americana dizem que a casa de Betsy Ross, uma costureira da Filadélfia foi o local onde teria nascido a bandeira americana. Seu marido integrara uma milícia local e foi morto numa explosão de pólvora. Betsy Ross costurou as roupas do líder dos rebeldes e futuro presidente dos Estados Unidos, George Washington.

Segundo dizem, George Washington teria pedido a Betsy Ross que desenhasse e costurasse a nova bandeira da nação. Outras fontes indicam que George Washington entregou o desenho a Ross que simplesmente se limitou a costurar a bandeira. 

A bandeira dos Estados Unidos, é também conhecida como The Stars and Stripes (Estrelas e Faixas) ou Old Glory , é composta por 7 faixas horizontais vermelhas e 6 na cor branca. No canto superior esquerdo há um retângulo azul escuro com 50 estrelas brancas.
Significado

As 50 estrelas da bandeira representam todos os Estados. Já as faixas (nas cores vermelha e branca), simbolizam as 13 colônias que deram origem aos Estados Unidos.

A cor vermelha presente na bandeira simboliza valor e resistência. Já a cor branca representa a pureza. O azul simboliza a justiça e a perseverança.

A bandeira dos Estados Unidos teve 26 modificações no decorrer de sua história. A última modificação, que estabeleceu a configuração atual com 50 estrelas, ocorreu em 4 de julho de 1960.

A semana em que se comemora o Flag Day é denominada National Flag Week. Geralmente, o presidente do país faz uma proclamação, dizendo para os cidadãos estadunidenses pendurarem a bandeira em suas casas durante essa semana. Além disso, todos os prédios oficiais do governo devem ter a bandeira estadunidense hasteada. Algumas organizações promovem desfiles e eventos, outras aproveitam para realizar protestos.

Apesar de todo patriotismo dos estadunidenses, o Flag Day não é um feriado nacional. Apenas o estado de Pennsylvania celebra o Flag Day como um feriado estadual.

Artigos relacionados

4 de julho - Independence Day
Feriados nos EUA: feriados oficiais e eventos nacionais
Feriados no Canadá: feriados oficiais e eventos Nacionais

 

Especiais GEx

Especiais GEx

 
   
 
© 2019 Global Exchange. Todos os direitos reservados.