27 de janeiro de 2020 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Dinheiro e sonhos
 
 
Postado em 18/12/2013

Balanço 2013

Momento ideal para um planejamento

Por Viviane Ferreira
viviane@globalexchange.com.br

O ano de 2013 está chegando ao final e também o momento ideal para fazermos um balanço da nossa vida financeira. Devemos analisar os recebimentos financeiros que tivemos ao longo do ano provenientes do trabalho, dos investimentos financeiros, dos alugueis e outros, analisamos também os gastos que tivemos, onde foi o dinheiro que recebemos e se nosso patrimônio aumentou ou diminuiu. Avaliamos se gastamos mais ou menos do que recebemos, e se gastamos menos, investimos o saldo positivo ou gastamos em coisas desnecessárias que nem lembramos?

Fazemos também os planos para 2014, colocando no papel as expectativas de ganhos, de aumentos e também planejamos os gastos e investimentos para o ano que se inicia. Assim, no final do ano poderemos comparar com o que de fato aconteceu.
Neste ano quero também fazer além do balanço financeiro, o balanço emocional da minha vida e recomendo incluir na rotina anual de balanço. Tive um ano muito intenso, cheio de emoções e novas experiências. 

Começamos o ano conhecendo um país novo para mim e para meu marido, foi a primeira vez que fomos a Quebec e ao Canadá. Foi muito interessante, uma cidade muito diferente e linda, o clima frio também contribuiu para a diversidade, encarar os 23oC negativos foi no mínimo muito diferente, para não dizer MUITO frio! Depois passamos uns dias em Toronto e adoramos conhecer estas cidades.

Duas semanas após nosso retorno, 3 dias antes do nosso aniversário (eu e meu marido fazemos aniversário no mesmo dia), minha mãe faleceu, encerrando um longo ciclo de tratamentos e dois anos em coma. Por mais que soubéssemos que as possibilidades de recuperação do coma eram praticamente inexistentes e que no fundo queríamos que a alma dela continuasse a passagem para a outra vida, e se libertasse desta, quando a morte acontece de fato é muito difícil, pois qualquer esperança que temos, e sempre temos esperanças, morre junto. A possibilidade vira realidade e o vazio que fica no peito é muito grande. Aos poucos vamos vivendo o luto e a saudade vai ocupando o lugar da tristeza.

As conversas, a família, os amigos e a terapia nos ajudar a compreender e aceitar os fatos, nos conforta e a vida segue em frente. De repente em junho tivemos mais um grande choque, este realmente inesperado, nos meu exames de rotina, após 4 anos de acompanhamento de um câncer de mama que tive no final de 2008, aparece um nódulo no mesmo seio, mesmo tendo realizado mastectomia. Foi necessário realizar cirurgia para retirada do nódulo e o diagnóstico de um segundo tumor maligno foi confirmado e também a necessidade de fazer quimioterapia novamente. No começo foi realmente um grande choque, eu estava perto de completar os 5 anos de acompanhamento e ser considerada curada, eu definitivamente não esperava e não queria passar novamente pela quimioterapia. É um processo dolorido, que muda a nossa vida de repente, que nos obriga a dedicar muito tempo e energia, faz com que nossos projetos de trabalho e de vida sejam interrompidos por um tempo, como uma pausa. A vida passa a andar em câmera lenta, a dimensão do tempo muda. Continuei trabalhando e acho fundamental continuar trabalhando neste período, mas a verdade é que é necessário muito esforço para trabalhar, e precisei de muita ajuda, pois o ritmo que se consegue trabalhar é bem mais lento. 

É um processo doloroso, pois queremos continuar a vida como estava, mas não conseguimos, o corpo e a cabeça não respondem na mesma velocidade e aceitar esta nova condição é muito difícil. O melhor neste momento é ter consciência de que é temporário e tem fim, logo acaba, são alguns meses e depois a vida volta ao normal. Não digo exatamente ao normal como era antes, porque é um processo que nos muda por dentro, profundamente, muda a maneira de pensar, de encarar os fatos e a vida.

Força-nos a rever as emoções da maneira mais profunda possível, a pergunta “porque eu?” é sim feita muitas vezes, e recebemos várias respostas. Eu já havia mudado tanta coisa na minha vida no primeiro tratamento que fiz, enxerguei muitas coisas e sentimentos que não via antes, aprendi a escutar meus sentimentos, minha intuição, acreditar em mim, muita coisa mudou desde então, encontrei a alegria de viver e a felicidade. Desta vez todas as mudanças que fiz foram reforçadas de maneira positiva, pude me aprofundar em vivências e sentimentos que não consegui encarar da outra vez. Conheci pessoas novas e maravilhosas que me ajudaram sobreviver a estes meses de tratamento da melhor maneira possível, me mostraram novos caminhos coloridos e cheios de vida. Reaproximei de várias pessoas que estavam distantes enquanto outras se afastaram definitivamente. A família ficou mais unida e fortalecida. 

Conseguimos chegar em dezembro com o tratamento finalizado encerrando mais um ciclo, junto com o ano. Iremos comemorar mais esta vitória com nossa família no Natal e no Ano Novo, o planejamento de 2014 esta feito e é bem diferente do que se nada disto tivesse acontecido. A conclusão é que agradecemos profundamente a tudo o que vivemos no ano de 2013, foi um ano intenso, que nos mostrou um maravilhoso caminho de transformação e caridade. No final das contas, o balanço emocional foi muito positivo!

Artigos relacionados

O que é o Planejamento Financeiro?
Café com as amigas!
Garanta Sua Viagem - Não Bobeie no Planejamento Financeiro

 

Sobre o autor...

Viviane Ferreira

Consultora financeira e palestrante de finanças e superação. É autora do livro "Vivificar, superando o imponderável".

Saiba mais - Apresentação

Viviane Ferreira
viviane@globalexchange.com.br


Últimos artigos de Viviane Ferreira

Previdência Privada
Finanças em Equilíbrio
Presentes de Natal
Outubro Rosa
Como economizar no dia dos pais
Vivificar - Superando o Imponderável
Garanta Sua Viagem - Não Bobeie no Planejamento Financeiro
Workshop Carreira, Mulher e Finanças
Café com as amigas!
Expo Money

Veja todos os artigos publicados por Viviane Ferreira clicando aqui.


Especiais GEx
Carreira e Sucesso

Carreira e Sucesso
Empreendedoras em atendimento

Especiais GEx

 
   
 
© 2020 Global Exchange. Todos os direitos reservados.